Salada Verde

Ruído prejudica fauna

Estudo publicado na revista Trends in Ecology and Evolution mostra que a barulheira de veículos, indústrias e outras atividades humanas afetam vida e reprodução de várias espécies.

Salada Verde ·
20 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um estudo publicado na revista Trends in Ecology and Evolution revisou os impactos sobre a fauna causados por ruídos originários de rodovias, áreas industriais e outras coisas que humanos constroem. Um grande número de espécies evita áreas com poluição sonora crônica, como os arredores de rodovias, e a reprodução de espécies que dependem de comunicação sonora, de anfíbios a aves, é prejudicada. Estes impactos estão sendo observados até mesmo em áreas protegidas.

Falando nisso, o ruído causado pelos vôos de helicóptero no Parque Nacional do Iguaçu são de tirar do sério qualquer um que queira aproveitar a natureza sem se sentir na marginal do Tietê. Também vale lembrar que é costume no Brasil usar estradas como limites para unidades de conservação e da “solução” aventada por Carlos Minc para proteger espécies na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica (RJ). Para o “especialista”, basta plantar umas chapas de ferro que ficará tudo bem para animais ameaçados que vivem naquela “área protegida”.

Saiba mais:
Solução à queima roupa
Grades para a perereca


Leia também

Reportagens
24 de abril de 2025

RS ainda vulnerável: reconstrução lenta e ações preventivas adiadas

É necessário acelerar a aplicação de recursos em projetos inovadores para fortalecer o estado frente a novos desastres

Salada Verde
24 de abril de 2025

Lei sobre pagamento de dívidas beneficia ação climática

Para acessar benefícios fiscais concedidos por Governo Federal para quitação de débitos, estados devem investir em adaptação climática

Salada Verde
24 de abril de 2025

Veículos novos deverão seguir normas ambientais mais rígidas

Decreto publicado na última semana impõe requisitos ambientais obrigatórios para comercialização e importação de veículos novos no país, a partir de 1º de junho

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2

  1. Felipe diz:

    que estudo?que numero da revista? estudo de que autor?
    informação aleatória, fazer pesquisa no Brasil é horrível.


    1. Lucas Gaspar diz: