
Espalhado por regiões elevadas do Brasil central, o Cerrado é responsável por levar água a oito das doze grandes regiões hidrográficas do país. É o que mostra pesquisa de Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, da Embrapa Cerrados, que estimou a contribuição do bioma para manter as águas circulando pelo território.
Conforme o estudo, a bacia do São Francisco deve 94% da vazão ao Cerrado. Mas há casos em que a contribuição do bioma responde por mais de 100% do volume gerado em uma bacia. É o que ocorre na bacia do Paraguai, que engloba o Pantanal, com 136%. Ou seja, os rios do Cerrado levam mais água para o Pantanal do que ele transfere ao rio Paraguai. “São as águas do Cerrado que viabilizam a existência do Pantanal”, afirmou Lima em reportagem da Embrapa Cerrados. Outras bacias, como as do Parnaíba (106%), do Tocantins/Araguaia (70%) e a do Paraná (50%) também recebem águas do Cerrado.
A geração de energia também não pode dispensar as águas do Cerrado. “Setenta por cento das águas que passam nas turbinas de Tucuruí vêm do bioma, a metade da água que passa em Itaipu também vem desse bioma. No caso da usina hidrelétrica de Sobradinho, que possui um dos maiores reservatórios do mundo, esse valor chega a quase 100%”, ressaltou o pesquisador.
Além da geração de eletricidade, as águas do Cerrado são responsáveis pelo abastecimento de cidades e pela irrigação de terras agrícolas, isso sem falar no que representam para o turismo e lazer, como o caso do rio Araguaia. Ele é um dos principais cursos d’água do bioma, banhando Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.
Saiba mais:
Ilha de Cerrado
O Cerrado pede socorro
Leia também

O pônei da Ursula e o destino dos lobos europeus
Ou como movimentos pessoais podem ameaçar uma espécie memorável e o equilíbrio ecológico de todo um continente →

The conservation of the lesser anteater in the Pantanal depends on protecting the giant armadillo
New research reveals the hypothesis that the burrows left by giant armadillos serve not only as shelters but also as feeding sites for anteaters →

Futuro é uma palavra feminina
A luta pela paridade de gênero e maior equidade em todos os espaços é também uma questão ambiental ou mais do que isso, uma questão de sobrevivência →