Salada Verde

Anistia é com Carlos Minc

Ministério embute anistia para desmatadores em propostas de decretos que agradam ao governo e aos pequenos e grandes ruralistas.

Salada Verde ·
10 de novembro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Wilson Dias/ABr
Foto: Wilson Dias/ABr

Além de manter cultivos em morros e encostas, permite a soma de proteção permanente (APPs) as de reserva legal para agricultura familiar ou em propriedades com até 150 hectares. Também chove no molhado ao permitir manejo florestal em reservas legais e propõe um sistema de cotas para quem não preservou sua reserva possa “comprar” áreas íntegras em outros propriedades, no mesmo bioma e na mesma bacia hidrográfica, algo previsto no Código Florestal mas ainda não regulamentado.

Além de desprezar a função ecológica e a possibilidade de recuperação ambiental de áreas convertidas para a agricultura, outra armadilha embutida na proposta de Minc é a anistia prevista para quem aderir ao chamado programa Mais Ambiente. A sugestão de decreto diz exatamente assim: “O proprietário que aderir ao Programa Mais Ambiente não será sancionado com base nos arts. 43, 48, 51 e 55 do Decreto no 6.514, de 2008, desde que a infração tenha sido cometida até o dia anterior à edição deste Decreto e que cumpra as obrigações previstas no Termo de Adesão e Compromisso”.

Traduzindo, a destruição de florestas nativas fica liberada e sem qualquer tipo de sanção ou multa até o dia em que o proprietário rural se comprometer com a iniciativa governista. Uma festa para machados, tratores e motosserras.

Documentos com essas propostas foram veiculados pelo MMA na última quinta, mas logo depois foram removidos da página oficial. Mas é possível conferir aqui (.ZIP / 250Kb) as minutas de decretos sugeridas pela pasta.

Leia também

Reportagens
16 de setembro de 2024

Maioria dos candidatos do Rio não dá destaque ao meio ambiente em seus planos

Candidatos, como Eduardo Paes (PSD), tratam rapidamente da área ambiental, enquanto Henrique Simonard (PCO) sequer menciona; Tarcísio Motta (PSOL) e Marcelo Queiroz (PP) são destaques positivos

Notícias
16 de setembro de 2024

Parques estaduais do RJ fecham as portas para turismo devido aos incêndios

Estado do Rio soma mais 270 focos de calor em setembro. Fogo atingiu pelo menos oito unidades de conservação estaduais apenas este mês

Reportagens
16 de setembro de 2024

Mudanças climáticas interferem no trabalho de campo de pesquisadores e conservacionistas

Secas e a imprevisibilidade das chuvas estão dificultando expedições de campo, comprometendo dados de monitoramento e ameaçando a qualidade da pesquisa de cientistas em diferentes regiões do país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.