Notícias

Mais reclamações sobre Vazante

Moradores de município que é palco de um dos maiores crimes ambientais do Brasil vão a Brasília para dizer que ainda estão sofrendo com despejo ilegal de efluentes industriais.

Redação ((o))eco ·
9 de setembro de 2009 · 15 anos atrás

Pequenos agricultores e ribeirinhos de Lagamar (MG) reuniram-se hoje com o deputado federal Marcos Montes (DEM/MG), em Brasília (DF). Trouxeram debaixo do braço novas denúncias contra a a mineração no município vizinho de Vazante e pediram providências ao parlamentar.

Segundo eles e um relatório da Associação Vazantina de Ecologia, os rios Santa Catarina e Paracatu vêm recebendo esgotos e efluentes industriais e moradores que usam suas águas têm sofrido com dores de cabeça e estômago, irritação nos olhos e na pele e feridas nos membros inferiores. Também têm encontrado animais mortos e registrado abortos em vacas e éguas. Ambos os mananciais são afluentes do Rio São Francisco.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Montes informou que os reclames foram protocolados na Comissão de Meio Ambiente da Câmara. Já a secretaria da comissão comentou a O Eco que o material será encaminhado aos demais parlamentares e órgãos de meio ambiente. Novas audiências públicas sobre o caso, que se arrasta agora na Justiça em Patos de Minas (MG) não foram descartadas.

Para quem não lembra, Vazante é palco de um dos maiores crimes ambientais do país, onde uma mineração subterrânea de grandes proporções está provocando o afundamento do terreno em milhares de pontos e causando a poluição crônica de águas superficiais e subterrâneas.

Lembre o caso:
Um município entrando no buraco
Tudo calmo em Patos
Polêmica persistente em Vazante

Leia também

Reportagens
16 de setembro de 2024

Maioria dos candidatos do Rio não dá destaque ao meio ambiente em seus planos

Candidatos, como Eduardo Paes (PSD), tratam rapidamente da área ambiental, enquanto Henrique Simonard (PCO) sequer menciona; Tarcísio Motta (PSOL) e Marcelo Queiroz (PP) são destaques positivos

Notícias
16 de setembro de 2024

Parques estaduais do RJ fecham as portas para turismo devido aos incêndios

Estado do Rio soma mais 270 focos de calor em setembro. Fogo atingiu pelo menos oito unidades de conservação estaduais apenas este mês

Reportagens
16 de setembro de 2024

Mudanças climáticas interferem no trabalho de campo de pesquisadores e conservacionistas

Secas e a imprevisibilidade das chuvas estão dificultando expedições de campo, comprometendo dados de monitoramento e ameaçando a qualidade da pesquisa de cientistas em diferentes regiões do país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.