Se você leu as razões pelas quais ainda vale a pena organizar um Dia Mundial Sem Carro, vai entender por que tem muita gente que ainda se mobiliza para realizar atividades especiais para a data, principalmente em São Paulo.
De coletivos autônomos e organizações não-governamentais dos mais diversos segmentos, até empresas privadas e o poder público, em 2012 tem muita gente participando do DMSC. São programações oficiais e extra-oficiais, para quem pedala ou apenas acredita que a cidade pode ser um lugar melhor de se viver e conviver.
Os interesses podem ser os mais diversos (é ano de eleição e a bicicleta está cada vez mais presente no debate eleitoral), mas todos convergem para ações que pretendem promover uma reflexão sobre questões ambientais, de mobilidade urbana, qualidade de vida e, ao mesmo tempo, estimular a convivência entre as pessoas.
Neste ano, entidades e coletivos voltaram a se reunir em rede para organizar atividades na região da Paulista. A Semana da Mobilidade ganhou diversas programações, algumas delas que já vêm sendo realizadas há alguns anos, como a Vaga Viva, organizada na sexta-feira (21/09).
Já no dia 22, a avenida Paulista será ocupada por coletivos e entidades que promoverão diversas atividades. Oficinas para aprender a pedalar, de conserto de bicicletas, exposições e música fazem parte da Praia na Paulista.
Leia também
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →
A Floresta vista da favela
Turismo de base comunitária nas favelas do Guararapes e Cerro-Corá, no Rio de Janeiro, mostra a relação direta dos moradores com a Floresta da Tijuca →