A mobilização em favor de bicicletas ganhou força em Cuiabá este mês, após a criação da Bicicletada de Reis, evento paralelo a Corrida de Reis, uma das mais tradicionais do Centro-Oeste. Como forma de chamar a atenção das autoridades para a necessidade de melhorar as condições para os ciclistas, os participantes vestiram narizes de palhaços e exibiram faixas e cartazes em uma animada pedalada neste mês. A Massa Crítica ganhou espaço enquanto os atletas da prova percorriam as ruas da cidade. Entre as reivindicações estão melhorias na infraestrutura cicloviária, com a criação de redes compostas por ciclovias e ciclofaixas. O grupo também recolheu assinaturas pela aprovação da Lei da Mobilidade Urbana Sustentável, a Lei da Bicicleta, como está sendo chamada. A Malu Brandão, mais conhecida como Malu de Bicicleta, registrou o evento no seu blog A Menina que Pedala. Sua amiga Amanda Fernandes encaminhou o texto aqui para o Outras Vias, compartilhado logo abaixo. As duas são integrantes do movimento Ciclovias Já, que reúne cicloativistas locais no facebook. As fotos são de Joana Salomoni.
“Bicicletada de Reis (MC) e o Movimento Contra Corrupção (MCC)
O que é a Bicicletada de Reis? É a forma de celebrarmos o veículo BICICLETA na maior corrida de rua do Centro-Oeste brasileiro, a Corrida de Reis. Inauguramos a 1ª Edição, a proposta desse movimento ciclístico foi também protestar sobre as ciclovias e ciclofaixas em Cuiabá em todos os corredores viários e vias estruturais previstos no Plano de Mobilidade para Copa 2014. Além disso, foi dia de arrecadação de assinaturas para o Projeto de Lei (Lei da Bicicleta em Mato Grosso) . Vamos assinar pessoal, queremos ou não ciclovias? Se cada um ajudar, mas rápido podemos avançar nesta questão e cobrar dos nossos representantes.
Parabéns a todos que compareceram neste dia e contribuíram com seus esforços, além de prestigiar os atletas mato-grossenses unimos o útil ao agradável – prestigiar, celebrar e reivindicar realizando um manisfesto em prol das ciclovias e contra corrupção em Mato Grosso, todos por uma Cuiabá melhor. Galera, vamos mudar esse cenário cultural de protesto em Cuiabá, está muito brando as manifestações e só quem modifica somos nós, o povo. Não vamos nos calar. ATITUDE galera.Afinal, o que diz o artigo 1º da Constituição Federal de 1988? Parágrafo único. “Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
Felicidades… a luta está começando, precisamos dessa UNIÃO galera!
Vejo vocês num próximo encontro!
Malu de Bicicleta.”
Leia também
Entrando no Clima#40 – Florestas como forças de estabilização climática
Podcast de ((o))eco fala sobre como as florestas têm ganhado espaço nas discussões da COP 29 →
ONU espera ter programa de trabalho conjunto entre clima e biodiversidade até COP30
Em entrevista a ((o))eco, secretária executiva da Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU fala sobre intersecção entre agendas para manter o 1,5ºC →
Livro revela como a grilagem e a ditadura militar tentaram se apoderar da Amazônia
Jornalista Claudio Angelo traz bastidores do Ministério do Meio Ambiente para atestar como a política influencia no cotidiano das florestas →