Vídeos

Código florestal pode por em risco áreas úmidas

Habitat rico em biodiversidade, controlam subidas e descidas repentinas dos rios. Com a redução de proteção a APPs podem ficar expostas.

Vandré Fonseca ·
12 de março de 2012 · 14 anos atrás

As mudanças no Código Florestal colocam em perigo as áreas úmidas, importantes não apenas para o meio ambiente mas também para populações tradicionais que vivem nelas. Além de ser habitat para inúmeras espécies de plantas e animais, essas áreas controlam o fluxo de água no ambiente, evitando subidas e descidas repentinas dos rios e assim evitam enchentes. E em regiões como a Amazônia, as várzeas (inundadas em parte do ano) têm um papel importante na economia e vida de populações. Comprometer estas regiões vai impactar diretamente a vida destas pessoas. Neste vídeo, os importantes estudiosos das áreas úmidas brasileiras, Maria Teresa Piedade (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e Wolfgang Junk (Universidade Federal do Mato Grosso) falam da importância das áreas úmidas e a necessidade de uma lei para protegê-las.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
12 de março de 2026

Mulheres e Oceano: infra estruturas invisíveis da vida?

Tanto o oceano quanto as mulheres carregam uma expectativa silenciosa de que vão aguentar mais um pouco. Mas nenhum sistema consegue ser resiliente para sempre

Salada Verde
11 de março de 2026

Decisão do STF sobre tributos na cadeia de reciclagem preocupa setor

ANAP afirma que incidência de PIS e Cofins pode elevar custos operacionais e pressionar atividades ligadas à coleta e comercialização de materiais recicláveis

Colunas
11 de março de 2026

Desmatamento da Amazônia custa mais de US$ 1 bilhão por ano na conta de luz dos brasileiros

Perda de floresta reduziu chuvas, diminuiu a geração hidrelétrica e elevou os custos da eletricidade no país, diz estudo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.