Notícias

Proteção contra o avanço do mar

De olho na elevação do nível do mar, os holandeses construíram a maior e mais moderna barreira de controle de enchentes do mundo, a Maeslant. O Eco esteve lá e preparou uma viagem virtual pela gigantesca estrutura, no Mar do Norte.

Gustavo Faleiros ·
7 de julho de 2009 · 15 anos atrás

Os holandeses, mais do que qualquer povo no mundo, têm o porque se preocuparem com o aumento dos oceanos por conta do aquecimento global. Cerca de 50% do território onde vivem está abaixo do nível do mar. Durante a década de 90, o governo da Holanda implementou um ambicioso programa chamado Plano Delta, no qual diques e barreiras foram construídos para evitar enchentes na região de Rotterdam, Haia e outras cidades da região conhecida como Zuid-Holand.

O maior investimento foi concentrado na Barreira Maeslant, um sofisticado projeto que criou um sistema computadorizado que controla duas gigantescas comportas no Canal de Rotterdam. Toda vez que o mar eleva-se três metros, o computador ordena o fechamento da barreira. As paredes afundam quando chegam ao centro do canal, como mostra a animaçao abaixo. O sistema foi projetado para impedir uma elevação no nível do mar de até cinco metros, o que prevê as piores situações causadas pelas mudanças climáticas. O gasto foi de 600 milhões de euros (mais de 1,6 bilhão de reais) e até agora a barreira só foi acionada uma vez, durante uma tormenta em 2007. 

A reportagem de O Eco esteve em Rotterdam no dia 3 de julho para conhecer a Barreira Maeslant. A estrutura é imponente: os braços de aço medem 210 metros e cada comporta tem 32 metros de comprimento e 22 metros de altura. Com o temor de que a mudança do clima torne tormentas mais frequentes, cidades como Veneza e Nova Orleans estão vendo a Maeslant como um exemplo a ser seguido. Nos próximos anos, novas barreiras como essa devem ser construídas.

Clique nos ícones da animação abaixo para ver fotos e simulação do fechamento da barreira. Utilize também os cursores de zoom e movimentação no canto superior esquerdo da tela.

Explore mais o Geonotícia clicando nas colunas anteriores (à direita).

 

BAIXE AQUI ARQUIVO PARA VER NO SEU GOOGLE EARTH

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Podcast
22 de novembro de 2024

Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina

A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar.

Manguezal na maré baixa na Ponta do Tubarão, em Macau (RN). Foto: Alex LN / Creative Commons
Salada Verde
22 de novembro de 2024

Supremo garante a proteção de manguezais no país todo

Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono

Reportagens
22 de novembro de 2024

A Floresta vista da favela

Turismo de base comunitária nas favelas do Guararapes e Cerro-Corá, no Rio de Janeiro, mostra a relação direta dos moradores com a Floresta da Tijuca

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.