Notícias

Foto: rio Itaúnas (ES) em trecho preservado

O capixaba José Marques Porto envia foto tirada em período de descanso e que mostra um dos poucos trechos de Mata Atlântica que sobrevive na região.

Redação ((o))eco ·
17 de janeiro de 2011 · 14 anos atrás

Foto enviada por José Marques Porto. Para enviar fotos e relatos de suas viagens, mande um email para meupasseio@oeco.com.br ou simplesmente utilize o twitter com o hashtag #meu passeio.


Exibir mapa ampliado

A foto mostra a parte preservada do Rio Itaunas. Na realidade trata-se da Zona de Amortecimento do Parque Estadual de Itaunas, extremo norte do Espírito Santo, que só está com sua biodiversidade relativamente equilibrada graças ao nível de percepção ambiental do proprietário, que preserva (com muita dificuldade)aproximadamente 30 hectares de Restinga, que pertence ao Bioma da Mata atlântica. Mesmo assim na área existe um “passivo”, um antigo lixão, que foi “engolido”, pela natureza que se regenerou, quando a área deixou de ser utilizada para se colocar o lixo da Vila de Itaunas.

A Vila de Itaunas é uma comunidade de pescadores, que ficava do outro lado do rio. No entanto com o desmatamento da vegetação de Restinga, as dunas soterraram no final da década de 1960 a antiga vila, que foi transferida para a outra margem do Rio Itaunas. A região é rica em folclore tendo agora seu ponto alto com a Festa de São Sebastião e São Benedito, onde no coreto da praça acontecem apresentações de Ticumbi, Folia de Reis entre outras manifestações, que resistem como a natureza do lugar, que se encontra a 16 KM da divisa com a Bahia onde se localiza a paradisíaca Praia de Riacho Doce.

Ao fundo da vila fica situado o Parque Estadual de Itaunas, que se encontra cercado dos eucalipitais da Fibria (antiga Aracruz Celulose) sem zona de amortecimento. Acaba o parque começa o “Deserto Verde” quem não conhece pode até se perder devido a monotonia da monocultura.

O Município de Conceição da Barra, onde fica a Vila de Itaunas tem 60% de seu território coberto por eucaliptos, além de 20% com cana de açucar. Nos outros 20% do território ficam as áreas urbanas e o que restou da natureza cuja a foto fala por si.

Nesta outra imagem, as dunas de Itaúnas e o Parque Estadual de mesmo nome ao fundo.

Leia também

Notícias
30 de agosto de 2024

Desafios e futuro da preservação ambiental marcam 1º dia do Seminário de Jornalismo Ambiental ((o))eco

Evento marcou o início da comemoração de 20 anos de ((o))eco, com mesas de conversa, entrevistas, mostra de cinema e lançamento da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental

Salada Verde
30 de agosto de 2024

De olho nas formigas: ICMBio convida sociedade a ajudar na coleta de dados sobre espécies

Órgão ambiental abre consulta pública para avaliar risco de extinção de formigas, pessoas podem enviar contribuições como registros e fotos até o dia 8 de setembro

Notícias
29 de agosto de 2024

Em protesto, Apib se retira de conciliação sobre Marco Temporal no STF

Organização alega que processo não tem legitimidade por decidir direitos fundamentais de indígenas por maioria de votos em uma comissão em que eles são minoria

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.