Colunas

Pinus devasta a Mata Atlântica

O colunista continua a relatar sua saga pessoal de comprar áreas com vegetação nativa, para tentar salvá-las da devastação, e conta sobre a presença de outro inimigo nas encostas de Santa Catarina.

15 de outubro de 2008 · 17 anos atrás
  • Germano Woehl Junior

    Catarinense, doutor em física pela UNICAMP, pesquisador titular do Instituto de Estudos Avançados, em São José dos Campos (SP...

A estrada foi aberta até a margem do rio Itajaí, que é área de preservação permanente (APP), causando um grande impacto. As cavernas que aparecem na imagem, ficam na margem oposta.
A estrada foi aberta até a margem do rio Itajaí, que é área de preservação permanente (APP), causando um grande impacto. As cavernas que aparecem na imagem, ficam na margem oposta.
Os leitores do O Eco que leram meu último artigo já devem estar começando a encontrar o sentido de minha pergunta: “Comprar para preservar resolve?

Leia também

Reportagens
2 de outubro de 2025

Empresas globais ainda estão longe do cumprimento de metas de descarbonização, aponta estudo

De 2 mil companhias de capital aberto analisadas, 98% não têm planejamento de transição energética e devem exceder metas climáticas acordadas globalmente se não mudarem trajetórias

Análises
2 de outubro de 2025

O futuro da Amazônia se decide agora

Desmatamento, extração ilegal de madeira, grilagem de terras e uso indiscriminado do fogo representam as forças mais destrutivas atuando sobre o bioma

Colunas
2 de outubro de 2025

O que muda na Amazônia, muda em nós

Transformações na floresta já afetam o clima, a saúde, a economia e o cotidiano, mostrando que conservar a Amazônia é também conservar a nossa própria vida

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.