Fotografia

Jubartes em Abrolhos

Foram oito dias no mar, em setembro de 2009, para documentar a vida das baleias jubarte no Brasil e os esforços de pesquisa para a conservação.

Luciano Candisani ·
30 de março de 2010 · 15 anos atrás

Todos anos, entre os meses de junho e outubro, milhares de baleias jubarte nadam ao longo do litoral da Bahia, principalmente ao redor das águas do arquipélago dos Abrolhos. A presença massiva dessas criaturas gigantes – com até 16 metros e 40 toneladas – se revela em aparições tão furtúitas quanto emocionantes: a força da nadadeira caudal exposta antes do mergulho , os borrifos da respiração, partes da cabeça e do corpo. E grandes saltos , o ápice do exibicionismo a associado `a espécie. Mas as reais dimensões de uma jubarte só podem ser sentidas de dentro de seus domínios submarinos. Alí, no silêncio da imensidão azul e cristalina do oceano aberto, o corpo colossal outrora associado a mitológicos mostros marinhos revela os contornos elegantes e os movimentos delicados de um mamífero totalmente adaptado `a vida na imensidão fluida e salgada do planeta.

O fotojornalista Luciano Candisani, da national Geographic Brasil e International League of Conservation Photographers –ILPC passou 8 dias no mar, em setembro de 2009, para documentar a vida das Jubartes no Brasil e os esforços de pesquisa para a conservação da espécie.

Leia também

Salada Verde
8 de abril de 2025

Brasil terá encontro global sobre proteção de espécies migratórias

Destruição ambiental, crise do clima, poluição e outras façanhas humanas ampliam os riscos de extinção desses incríveis animais

Salada Verde
8 de abril de 2025

Assassinato de onça-pintada será investigado pela fiscalização federal

Filmagem divulgada em redes sociais mostra o animal, em risco de extinção, sendo carregado já sem vida, na Ilha do Bananal

Reportagens
8 de abril de 2025

Hidrovia trará mais desmate, agro e mineração ao Pantanal e ao Cerrado

Tais atividades também serão estimuladas por outras obras para exportar e importar commodities, como a do corredor bioceânico

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.