Salada Verde

Dor de cabeça na Contagem

Paralisação de obra por não ter licença ambiental e provocar danos à Reserva Biológica da Contagem (DF) gera revolta em moradores e obriga chefe da unidade a se explicar.

Salada Verde ·
29 de julho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A paralisação do asfaltamento da via de ligação entre a rodovia DF-001 e a vila Basevi, ao lado do Lago Oeste e praticamente dentro da Reserva Biológica (Rebio) da Contagem, no Distrito Federal, gerou trabalho extra à direçao da unidade. Descontentes com a medida, cerca de 500 moradores da vila realizaram um protesto esta semana, queimando pneus e fechando a estrada, o que causou um congestionamento com cerca de cinco quilômetros. Durante a manifestação, os moradores pediram explicações do Instituto Chico Mendes (ICMBio), resposável pelo embargo da obra. Com isso, Isabela Deiss, chefe da Rebio, teve que se explicar.

A área em que a obra está sendo construída fica na área de influência direta da Rebio, está dentro da Área de Proteção Ambintal do Planalto Central e ainda na zona de amortecimento do Parque Nacional de Brasília. Apesar de estar em uma área de grande interesse ecológico, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), responsável pelo asfaltamento, iniciou os trabalhos sem licença ambiental. Além disso, em apenas uma semana (a obra começou dia 14) o asfaltamento já tinham causado danos diretos à Rebio da Contagem, como movimentacão de sedimentos, desmatamento e retirada de terra do interior da unidade de conservação. Além do embargo, o ICMBio multou o DER em 400 mil reais pela realização de obras sem licença, e em 80 mil reais pelos danos à unidade.

A Vila Basevi tem cerca de 500 casas e mais de cinco mil habitantes. O local existe há mais de 30 anos e nasceu com trabalhadores de uma antiga fábrica de cascalho e areia da região. Atualmente, a maioria de seus habiantes trabalha em uma das duas fábricas de asfalto que funcionam ao lado da vila. “Estamos recebendo forte pressão da Usina de Asfalto do GDF (Governo do Distrito Federal)”, diz Isabela.

Ela também comentou que os moradores da vila compreenderam os motivos da paralisação as obras e agora aguardam a liberação da licença, pelo Instituto Brasilia Ambiental (Ibram), que também precisa de aval do ICMBio. Isabela Deiss garantiu que tem todo interesse em implantar infraestrutura no local, desde que a lei seja respeitada.

Explore a região da Reserva Biológica da Contagem:


Visualizar Rebio da Contagem (DF) em um mapa maior

Leia também

Reportagens
26 de novembro de 2024

A última rodada de negociações do Tratado de Plásticos começou. E o que isso tem a ver com a Amazônia?

Reunidos na Coreia do Sul, 175 países precisam decidir o que será feito para combater a poluição plástica no planeta, enquanto os impactos já são sentidos na saúde humana, animal e ambiental

Reportagens
26 de novembro de 2024

Ferrogrão: Amazônia fora dos trilhos

Organizações socioambientais prometem endurecer protestos contra maior projeto logístico do governo federal, que aguarda decisão do STF para seguir com licenciamento

Reportagens
25 de novembro de 2024

Resultado da COP29 coloca diplomacia brasileira à prova

Em 2025, Brasil precisará pressionar nações por um novo financiamento climático. Meta aprovada na COP de Baku é 23 vezes menor que subsídios aos fósseis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.