Reportagens

Metano no centro das atenções

Pesquisadores descobrem que o metano e o monóxido de carbono interagem na atmosfera, causando impacto maior do que se pensava, e sugerem novos parâmetros para discussões sobre clima.

Redação ((o))eco ·
9 de novembro de 2009 · 16 anos atrás

Pesquisadores que estão há décadas debruçados sobre a composição dos poluentes que agravam o efeito estufa divulgaram no final de outubro na revista Science que a emissão de alguns desses gases pode indiretamente afetar a quantidade de outros. E para dois poluentes em específico, essas interações de aerossóis podem amplificar seus impactos. Drew Shindell, cientista do Instituto de Estudos Espaciais Goddard, da NASA, assina o artigo atestando que o metano e o monóxido de carbono têm um impacto mais poderoso no aquecimento do que se imaginava. A equipe de Shindell monitorou sulfatos e nitratos e descobriu que quanto mais metano na baixa atmosfera, há menos sulfatos e mais aquecimento, entre outras interações pesquisadas.

Tradicionalmente, os pesquisadores avaliam o impacto de gases de efeito estufa estudando sua concentração na atmosfera com ajuda de satélites e extrapolam suas medidas para chegar a uma estimativa global. Hoje, os tratados internacionais para tentar controlar as emissões seguem essa metodologia, que, segundo os autores do estudo, subestima as contribuições do metano e do monóxido de carbono. Por isso, eles orientam que o foco das discussões deva deixar de ser o dióxido de carbono e recomenda que as propostas para reduzir o metano devam ser a chave dos novos acordos sobre mudanças climáticas.

Leia também

Notícias
7 de janeiro de 2026

Vírus que pode matar baleias e golfinhos é registrado pela 1ª vez no Ártico

O Morbillivirus de cetáceos afeta os sistemas respiratório e neurológico dos animais, é altamente infeccioso e pode levar mamíferos marinhos à morte

Salada Verde
6 de janeiro de 2026

“Má influência”: três influenciadores são detidos por pesca ilegal no RJ

De acordo com o órgão ambiental, os três se gabavam de crimes ambientais nas redes sociais e foram pegos em flagrantes pela captura ilegal de caranguejos-uçá em parque

Salada Verde
6 de janeiro de 2026

Vazamento de fluido paralisa perfuração na Foz do Amazonas

De acordo com a Petrobras, o vazamento, identificado no domingo, não representa dano ao meio ambiente e foi imediatamente contido

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.