Notícias

Ciclovia no lugar de motos?

Ciclistas paulistanos pintam clandestinamente símbolo de bicicleta em futura motofaixa. CET avisa que vai apagar, mas brincadeira já chamou a atenção para mobilidade em SP.

Redação ((o))eco ·
27 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Uma  “pegadinha” da turma da bike em São Paulo tem movimentado fóruns de discussão na internet e chamado a atenção para a mobilidade urbana na capital paulista. Nesta quinta-feira (27), uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, a Vergueiro, amanheceu com o símbolo de uma bicicleta estampado em uma faixa de restrição de uso que está sendo pintada nesta via da capital (veja foto).

bicicleta pintada na Vergueiro.

A inscrição no pavimento acendeu os ânimos dos ciclistas de São Paulo, que lutam há anos para que o governo municipal crie mais espaços e condições para este tipo de meio de transporte – atualmente a capital possui apenas poucos quilômetros de ciclovias, a maioria delas em parques.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pintura é clandestina e será apagada ainda esta noite. A separação do trânsito, na verdade, está sendo feita para a criação de uma futura motofaixa no corredor Vergueiro/Liberdade, que liga o centro de São Paulo a pontos da zona sul da capital. A motofaixa tem extensão de 3,5 km em cada sentido. A obra está em fase de conclusão e adaptação do trânsito, mas não há previsão de data para ser inaugurada.

Em nota, a CET informa que as pinturas “são um desserviço aos ciclistas, uma vez que os induz a correr riscos ao circular em uma faixa que não foi planejada para receber bicicletas, nem oferece segurança necessária”. Depois da alegria, que durou tão pouco, os ciclistas se perguntam “vamos por onde”? (Cristiane Prizibisczki)

Leia também

Podcast
20 de novembro de 2024

Entrando no Clima#39 – Lobistas da carne marcam presença na COP29

Diplomatas brasileiros se empenham em destravar as negociações e a presença de lobistas da indústria da carne nos últimos dias da COP 29.

Reportagens
20 de novembro de 2024

Pelo 2º ano, Brasil é o país com maior número de lobistas da carne na COP

Dados obtidos por ((o))eco sobre levantamento da DesMog mostram que 17,5% dos lobistas do agro presentes na COP29 são brasileiros

Notícias
19 de novembro de 2024

G20: ato cobra defesa da Amazônia na pauta do encontro dos chefes de Estado

A Amazônia está de olho" reuniu mais de 100 ativistas neste domingo (17), no Rio de Janeiro, para pressionar líderes presentes no G20 a tomar ações concretas para conservação da maior floresta tropical do mundo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.