Análises

A bicicleta e as cidades

Redação ((o))eco ·
13 de outubro de 2011 · 13 anos atrás

Como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana Renato Boareto (organização) Instituto de Energia e Meio Ambiente Organizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente, o livro “A bicicleta e as cidades” é uma compilação de orientações e conceitos adequados para a inserção deste tipo de modal em planejamentos urbanos. O livro reúne exemplos de diferentes projetos cicloviários no Brasil e no mundo, lista vantagens que vão de ganhos com saúde pública coletiva à justiça social, e destaca que a preocupação com a construção de cidades mais humanas é uma tendência diretamente relacionada ao aumento da consciência social e ambiental. Trata-se de uma edição bilíngue inclui um documentário em DVD, um vídeo disponível no youtube. O livro pode ser baixado aqui (PDF) ou encomendado no Instituto de Energia e Meio Ambiente pelo e-mail energiaeambiente@energiaeambiente.org.br. Dá para ver a cara da versão impressa aqui.
“Pouco a pouco, diversas cidades ao redor do mundo vêm reconquistando seus espaços públicos com a implantação de melhores calçadas e ciclovias e reduzindo as áreas ocupadas por estacionamentos, a fim de que estes voltem a ser habitáveis ou possam acolher atividades públicas. Além disso, os veículos motorizados vêm sendo substituídos por meios de transporte de maior capacidade e mais econômicos como o metrô, trens, VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), ônibus coletivos e bicicletas. Nos locais onde têm sido implementados esses projetos, observa-se que as pessoas tendem a responder positivamente e até com entusiasmo à oportunidade de caminhar, andar de bicicleta e participar da vida pública no espaço coletivo. Grandes cidades, com realidades as mais distintas, vêm pondo em prática melhorias para a circulação de pedestres e ciclistas. Um dos objetivos primordiais do planejamento urbano, e mais especificamente do planejamento de transportes, deve ser a busca pela qualidade de vida nas cidades, para que os habitantes realmente vivam os espaços urbanos, e não apenas passem por eles”. Trecho do livro, página 16.

Leia também

Massacre Invisível: Arte reportagem 2
Reportagens
5 de fevereiro de 2025

Brazil needs to step up environmental control of its agricultural irrigation

The national area with these systems now totals 70,000 km2, the same as the territory of Ireland or half the Brazilian state of Amapá.

Massacre Invisível: Arte reportagem 2
Reportagens
5 de fevereiro de 2025

Brasil precisa intensificar o controle ambiental da irrigação agrícola

A área nacional com esses sistemas já soma 70 mil km2, um território similar ao da Irlanda ou à metade do estado do Amapá

Colunas
4 de fevereiro de 2025

Nova espécie de anfíbio do Cerrado é nomeada em homenagem à (mitológica?) guerreira do Grande Sertão

Escolhemos batizar a nova espécie como Nyctimantis diadorim em homenagem ao Parna Grande Sertão Veredas, ao escritor Guimarães Rosa, à sua obra magistral e ao amor que partilhamos pelo Cerrado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.