Salada Verde

Nomeado secretário de Mudança Climática

Com Palocci na coordenação da política do clima, pesquisador da Embrapa Eduardo Assad assumiu nesta terça (15) a Secretaria do Ministério do Meio Ambiente.

Redação ((o))eco ·
16 de março de 2011 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Crédito: Economia do Clima
Crédito: Economia do Clima

Brasília – O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que assumiu o comando de uma das pautas de maior destaque na área ambiental do governo, a política de mudanças climáticas, causou de imediato mudanças substanciais no órgão correspondente no Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria Nacional de Mudanças Climáticas.

Nesta terça-feira (15) foi a primeira baixa: a saída da secretária nacional Branca Americano. Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial da União, seguida da nomeação do pesquisador da Embrapa Eduardo Assad, para exercer o cargo de secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério.

Eduardo Delgado Assad é formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Obteve Mestrado e Doutorado em Montpellier, na França. Tem curso de especialização em sensoriamento remoto no Centre National d´éstudes Spatiales (CNES) em Toulose. É pesquisador da Embrapa desde 1987, onde atuou inicialmente no Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CPAC), e criou o Laboratório de Biofísica Ambiental.

Assad foi coordenador técnico nacional do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos do Ministério da Agricultura. Foi responsável por coordenar o mais completo estudo sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura brasileira, mostrando que uma nova geografia produtiva vai se desenhar no país até o 2070. Os resultados completos deste estudo podem ser vistos aqui .

Em fala para empresários e técnicos de governos estaduais, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a ideia da nomeação de Assad para as Mudanças Climáticas é obter sintonia, e acabar com as constantes divergências que a agenda climática causava entre os ministérios do Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (MCT).

“Com a Rio+ 20, temos que tratar questões ambientais de forma diferente do que vínhamos tratando. Temos que ter uma estrutura de governança diferente. A mudança climática é o carro-chefe dessa discussão. A Casa Civil sendo o maestro, e o MCT e o MMA, os outros dois pés. Queremos acabar com as ilhas, para que haja convergência com a agenda nacional”, disse.

Cogita-se que, dentro do ministério, a secretaria será transformada num departamento maior, com o possível nome de Secretaria do Clima, agregando novos temas, como políticas de combate ao desmatamento, conservação de biodiversidade e gestão de florestas e recursos hídricos.

A assessoria do MMA, não confirma a informação, e afirmou que o novo secretário assumiu ontem, e que não teve tempo suficiente para definir as transformações que deverão ser feitas no departamento. (Nathalia Clark)

Leia também

Notícias
17 de abril de 2025

Governo confirma mobilização de 4.600 brigadistas para combate ao fogo no Brasil em 2025

Serão 231 brigadas florestais federais, o maior número já mobilizado até o momento, diz MMA. Governo também fortalece medidas de resgate de animais

Notícias
17 de abril de 2025

Pacotão de consultas públicas aquece turbina para criação e ampliação de UCs

ICMBio divulga para consulta à sociedade civil propostas para criar dez novas unidades de conservação em seis estados e para ampliação da APA Costa dos Corais

Análises
17 de abril de 2025

Lei do Mar: o compromisso com o oceano e o clima é agora

As mudanças climáticas ameaçam o oceano. O aquecimento das águas, a acidificação e o branqueamento dos corais são algumas das consequências desse desequilíbrio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.