Um dos assuntos que mais causou polêmica aqui em ((o))eco, a proibição de caça de javalis no Brasil deve continuar em voga em 2011. Isso porque a França acaba de anunciar que liberou a caça do animal durante todo o ano. O governo considera que é preciso fazer controle da população, já que, somente em 2009, 20 mil acidentes foram causados pelos animais nas estradas do país.
A caça de javalis na França tem batido recordes sucessivos, chegando a 560 mil indivíduos mortos no inverno de 2009. O número é dez vezes maior ao que se caçava há 30 anos. A temporada estendida se deve ao fato de que os javalis estão invadindo cidades e jardins, além de causarem impactos na agricultura. O aumento da população do animal, que é nativo da Europa, está sendo relacionado com possíveis mudanças climáticas no continente. O tempo mais ameno teria aumentado a oferta de alimentos.
No Brasil, os javalis foram introduzidos no século 19 e são agora considerados uma praga na região Sul do país. A caça do animal foi proibida no ano passado através de uma portaria do Ibama, causando revolta em agricultores e caçadores do Rio Grande do Sul.
Leia também
A caça ao javali e outras pragas
Leia também
Entrando no Clima#40 – Florestas como forças de estabilização climática
Podcast de ((o))eco fala sobre como as florestas têm ganhado espaço nas discussões da COP 29 →
ONU espera ter programa de trabalho conjunto entre clima e biodiversidade até COP30
Em entrevista a ((o))eco, secretária executiva da Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU fala sobre intersecção entre agendas para manter o 1,5ºC →
Livro revela como a grilagem e a ditadura militar tentaram se apoderar da Amazônia
Jornalista Claudio Angelo traz bastidores do Ministério do Meio Ambiente para atestar como a política influencia no cotidiano das florestas →