Depois de dez dias de reunião com chefes e coordenadores de fiscalização do setor de combate a incêndios, tráfico de animais e monitoramento ambiental, o Ibama anunciou, no último dia 10, aumento de suas operações de fiscalização em 2011. Serão realizadas 1300 operações de fiscalização para combater ilícitos ambientais como desmatamento ilegal, biopirataria, pesca predatória, queimadas não autorizadas, tráfico de animais e degradação de áreas com o plantio de organismos geneticamente modificados ao longo do próximo ano.
Todas essas operações estão descritas no Plano Nacional de Proteção Ambiental (PNAPA 2011). O PNAPA também prevê atividades de prevenção e combate a emergencias ambientais e incêndios florestais, intensificando o monitoramento já realizado em 2010 e que ajudou na redução do desmatamento na Amazônia Legal brasileira (uma queda de 14%).
Segundo comunicado distribuído à imprensa, o novo planejamento do Ibama será realizado com o mesmo orçamento e com a mesma estrutura logística. O órgão ambiental apostará com as políticas de “dissuasão, descapitalização de infratores e apreensão de produtos do crime ambiental”. (Laura Alves)
Leia também
Soluções baseadas em nossa natureza
Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando →
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →