Notícias

Mineração liberada em serra que emoldura obras de Aleijadinho

Câmara Municipal aprova projeto de lei que define os limites do tombamento da Serra de Casa de Pedra e permite a exploração mineral por 3 anos.

Redação ((o))eco ·
20 de dezembro de 2012 · 12 anos atrás
Acima, imagem do Morro do Engenho. Mineração afetará Serra da Casa de Pedra, que além da beleza cênica, abastece cerca de 70% das casas de Congonhas. Foto: ALMG
Acima, imagem do Morro do Engenho. Mineração afetará Serra da Casa de Pedra, que além da beleza cênica, abastece cerca de 70% das casas de Congonhas. Foto: ALMG

Com apoio de ampla maioria dos vereadores, a Câmara dos Vereadores de Congonhas (MG) aprovou na noite desta terça-feira o Projeto de Lei 027/2008, que define os limites do tombamento da Serra da Casa de Pedra. Não teria sido nada demais se o projeto não tivesse uma subemenda que permitisse que empresas de mineração realizem pesquisas e sondagens geológicas por 3 anos em uma área que integra a serra: o Morro do Engenho.

A emenda anula o tombamento da Serra de Casa de Pedra.  Área emoldura a Basílica de Bom Jesus do Matosinho, onde estão os 12 profetas esculpidos por Aleijadinho. A lei 2.694/2007 tombou a Serra de Casa de Pedra e indicava que um novo projeto indicaria os limites do tombamento. Indicou, mas com uma subemenda que pode colocar em risco a própria Serra de Casa Pedra.

Se o projeto, que foi encaminhado para o prefeito for sancionado, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que tem projeto de expansão de exploração mineral no município, poderá realizar estudos geológicos no Morro do Engenho, cujo potencial mineral é considerado fundamental para os planos de expansão da empresa.

Segundo informações do portal de notícias Fato Real, o vereador Advar Geraldo Barbosa (PSDB), autor da subemenda, afirmou que a proposta foi feita em concordância com a CSN e a participação do atual e do futuro prefeito.

A Serra de Casa de Pedra não é importante para a região apenas pelas suas belezas naturais. Mais da metade da água consumida na cidade mineira de Congonhas vem da Serra.


Visualizar Serra da Casa de Pedra e os Profetas do Aleijadinho em um mapa maior

Leia também

Reportagens
7 de abril de 2025

Petroleiras criam ‘cortina de fumaça’ para viabilizar exploração na costa amazônica do Brasil

Petrobras promete explorar um único poço, mas investigação aponta movimentação de petroleiras para avançar com a extração de petróleo em toda a Foz do Amazonas – com impactos para terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação

Colunas
4 de abril de 2025

O pônei da Ursula e o destino dos lobos europeus

Ou como movimentos pessoais podem ameaçar uma espécie memorável e o equilíbrio ecológico de todo um continente

English
4 de abril de 2025

The conservation of the lesser anteater in the Pantanal depends on protecting the giant armadillo

New research reveals the hypothesis that the burrows left by giant armadillos serve not only as shelters but also as feeding sites for anteaters

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.