A segunda edição do TEDxRio, de 11 a 12 de junho, no Forte de Copacabana, reúne pensamentos de diversas áreas do saber para entender e analisar o PODER HUMANO, força com enorme capacidade de destruir, manter e, principalmente, construir um novo planeta e uma nova forma de viver.
Mais que espalhar ideias e discutir soluções de consumo consciente, economia verde e redução da pobreza, o objetivo é promover uma reflexão diferenciada sobre desenvolvimento sustentável, através de uma inovadora manifestação de educação não-formal.
O TEDxRio+20 abre novas janelas de conhecimento, driblando a síndrome do pensamento único, ao compartilhar visões e discussões complementares à Conferência de Desenvolvimento Sustentável Rio+20, servindo de plataforma de conexão e, quem sabe, de início para um movimento de transformação social. Alguém duvida do poder que isso tem?
O segundo e último dia do evento é dividido em dois blocos, que acontecerão de 9:00 às 13:00:
De um para todos - Não basta compartilhar, tem que participar. Ativamente. Descobrimos no exercício diário da tomada de consciência sobre a coletividade o poder de pôr em prática as ideias de poucos para o benefícios de muitos. E quando cada um faz a sua parte pelo próprio desenvolvimento – físico, mental e social – fica fácil, fácil entender por que uma andorinha só não faz verão. Palestrantes confirmados: Colomban de Vargas, Jim Robbins, Tony Haymet e Jarbas Agnelli.
Do caos à ordem – Numa sociedade de consumo, não há fim para o desejo de ir além. Criamos novas necessidades a cada minuto, descartadas no exato momento em que as conquistamos, gerando novos e insaciáveis desejos. Só há uma conquista com ponto final: o autoconhecimento. Quando nos conectamos intimamente com quem somos, trazemos à tona o melhor de cada um para oferecer aos outros: nós mesmos. Palestrantes confirmados: Gabor Maté, Jean-Michel Cousteau, Magnus Cheifetz, Severn Suzuki e Nílton Bonder.

Leia também

O pônei da Ursula e o destino dos lobos europeus
Ou como movimentos pessoais podem ameaçar uma espécie memorável e o equilíbrio ecológico de todo um continente →

The conservation of the lesser anteater in the Pantanal depends on protecting the giant armadillo
New research reveals the hypothesis that the burrows left by giant armadillos serve not only as shelters but also as feeding sites for anteaters →

Futuro é uma palavra feminina
A luta pela paridade de gênero e maior equidade em todos os espaços é também uma questão ambiental ou mais do que isso, uma questão de sobrevivência →