![]() |
Os estabelecimentos ficarão obrigados a exibir placas informativas em locais visíveis e com as dimensões de 40 cm X 40 cm, com frases do tipo “Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis”.
Além da campanha nas lojas, outras medidas estão previstas para incentivar a população a migrar da sacola plástica para as sacolas de pano ou de material reciclado, as chamadas ecobags. Rótulos indicando que as sacolas são degradáveis, oxidegradáveis, oxibiodegradáveis, foto-degradáveis ou biodegradáveis serão proibidos.
As multas previstas para quem descumprir a lei são pesadas, variam de R$ 50,00 e R$ 50 milhões. A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
Clique aqui para ler o texto do substituto do Projeto de Lei 496/07 e veja o vídeo abaixo para ver o estrago que as sacolas plásticas causam:
Saiba Mais
Leia também

Governo confirma mobilização de 4.600 brigadistas para combate ao fogo no Brasil em 2025
Serão 231 brigadas florestais federais, o maior número já mobilizado até o momento, diz MMA. Governo também fortalece medidas de resgate de animais →

Pacotão de consultas públicas aquece turbina para criação e ampliação de UCs
ICMBio divulga para consulta à sociedade civil propostas para criar dez novas unidades de conservação em seis estados e para ampliação da APA Costa dos Corais →

Lei do Mar: o compromisso com o oceano e o clima é agora
As mudanças climáticas ameaçam o oceano. O aquecimento das águas, a acidificação e o branqueamento dos corais são algumas das consequências desse desequilíbrio →